sábado, 21 de janeiro de 2017

PADRE THEODORO SNIJDERS



PADRE THEODORO SNIJDERS -  1986,    natural de Helmonmd, Holanda, no dia 28 de novembro de 1934. Ele descobriu, na infância, sua vocação para o sacerdócio católico. Toda a sua formação foi na Holanda. Aos 12 anos, houve o primeiro contato com dogmas e influências filosóficas da cidade de Bergen op Zoon, onde estudou quatro anos. Fez o noviciado durante um ano na cidade de Asten, e começou a estudar Filosofia em Liesbosh, anos depois.
Estudou Teologia em Nijmegen, sendo ordenado padre em 1960. Começava a sua vida sacerdotal. Seguiu para Amsterdã, capital holandesa, onde passou um ano atuando como uma espécie de estagiário. Voltou para o seminário de sua cidade natal, agora como professor de Francês, Latim e Religião.
Também foi nomeado prefeito de Disciplina. Exerceu o cargo até 1964, quando foi designado como padre auxiliar da Paróquia de Rips, cidade de 1.500 habitantes na época. Foi transferido em seguida para a Paróquia de Boekel. Lá, permaneceu até 1976. Um ano antes veio visitar um irmão no Brasil. A viagem mudou sua vida. Apaixonou-se pelo País.
Naquele mesmo ano, em conversa com o então vigário de Campo Grande, seu conterrâneo Padre Pedro Nees (3/2/1929), demonstrou interesse em exercer o ministério sacerdotal em terras brasileiras. Pediu-lhe que, tão logo surgisse uma vaga na região, lhe comunicasse. Voltou para a Holanda e, em junho de 1977, chegou ao Brasil, Recife-PE foi a cidade escolhida para a sua adaptação ao clima e ao idioma. Permaneceu lá quatro  meses.
Foi transferido para Fortaleza-CE, onde morou de 1977 a 1983, ano em que foi transferido para Apodi. Padre Theodoro tomou posse na Paróquia de Nossa Senhora da Conceição e São João Batista, em Apodo, no dia 22 de agosto de 1983, substituindo o Padre Cornélio Overgaag, iniciando desde logo um processo de transformação do catolicismo na cidade, desenvolvendo uma série de trabalhos no município.
Com auxílio de amigos e conventos da Holanda, construiu seis capelas – duas na cidade – São José, no bairro do IPE e Nossa Senhora de Fátima, no bairro Bico Torto. Na zona rural  foram erguidas capelas nos seguintes sítios: ESTREITO, em 1/5/1993, Baixa Fechada (8/2/2004), São Francisco  (4/10/2003) Assentamento Moacir Lucena; três centros comunitários e três fábricas comunitárias. Quando foi empossado na paróquia de Apodi, a cidade tinha apenas um grupo de jovens. Hoje são mais de cinqüenta. O sacerdote sempre exerceu um importante papel social em Apodi, ajudando a população.
O padre Theodoro um sacerdote holandês apaixonado pelo Nordeste brasileiro, o qual conquistou a região Oeste Potiguar com postura serena e o senso de bondade. Chegou no Brasil no ano de 1977, a partir daí, construiu uma legião de amigos e administradores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
AMO A DEUS SOBRE TODAS ÁS COISS, COMO AMO AO MEU PRÓXIMO COMO MO A MIM MESMO. AMO AOS MEUS FILHOS E NETOS; AMO A MINHA QUERIDA E AMADA TERRA

CAPELAS